Sobre o Taekwondo

HISTÓRICO DO TAEKWONDO

O TAEKWONDO, que é pronunciado “Têquondo”, é a denominação da arte marcial que se originou na Coréia, na região de Manjo, a cerca de 37 a.C., e se desenvolveu de forma independente, caracterizando-se como forma de Defesa Pessoal de combate livre, que utiliza as mãos e os pés para repelir o inimigo. Todas as suas técnicas são baseadas em táticas defensivas, uma vez que estas táticas se originaram com a defesa contra ataques de inimigos. Desde a Antigüidade, o homem sentia falta de força física e agilidade e o seu corpo se encurvava com a idade. Pôr esta razão, o TAEKWONDO servia como serve até hoje, para melhorar a sua saúde, equilíbrio mental e postura.

Acreditamos que pela disciplina mental que se desenvolve através das técnicas apuradas de defesa pessoal, usando todo, devem ser incorporadas durante as perfeito estado de saúde, ou seja, o aluno uma atitude mental generosidade, que são baseadas na autoconfiança. O TAEKWONDO é um esporte físico completo, porque nele a pessoa precisa mover todos os músculos e juntas de seu corpo. Com o passar do tempo, as pessoas se tornaram devotas ao TAEKWONDO pôr varias necessidades de adaptação ao seu meio ambiente, tendo desta forma uma vida realmente mais saudável.

AS ORIGENS DO TAEKWONDO

A origem do TAEKWONDO pode ser traçada desde a dinastia de Koguryo, fundada no ano 37 a.C. (ressaltamos que todo o território da Coréia antiga, há 2.000 anos atrás era dividido em três Reinos, chamados de Koguryo, Sylla e Paekche). Pinturas e murais encontrados nas ruínas de túmulos reais daquela dinastia, mostram cenas de prática do TAEKWONDO. Myong Chong e Kakchu Chong são nomes das tumbas descobertas pôr um grupo de arqueólogos que estudavam a cultura da Coréia Antiga, em 1935. No teto da tumba de Myong Chong, existe uma pintura que representa dois homens se defrontando em posições de TAEKWONDO. E na tumba de Kakchu Chong vê-se dois homens em combate dentro de um antigo sistema de luta característico ao antigo TAEKWONDO praticado.

Essas pinturas foram fotografadas e publicadas pelo historiador japonês chamado Tatashi Saito, em seu livro “Estudo da Cultura da Coréia Antiga”. No território de Sylla, que se situava na parte sudeste da Coréia, a qual foi fundada 20 anos antes da fundação de Koguryo que era ao norte, foram encontradas duas imagens budistas esculpidas numa torre no templo de Bulkuksa. Elas representam dois gigantes que se olham em posições de TAEKWONDO. Sylla tomou-se famosa pelos seus “Hwarangdo”, que foi uma classe de cavalheiros que treinavam seus corpos e mentes, devotando-se às artes marciais e aos estudos em gerais. A sociedade dos Hwarangdo, suas idéias e filosofia de vida fora uma mola mestre na luta de Sylla para unificar o país, dominando deste modo, seus reinos rivais: Koguryo e Paekche, já que os Três Reinos viviam em conflito constante pôr posse de território alheio.

O TAEKWONDO praticado nos tempos remotos possuiu vários outros nomes como: Taekyon e Sôo Bahk, Soobyokta, Bigksool, Tang Sôo Do que eram as suas formas primitivas. Em 1905, o Japão invade a Coréia e toma para si seus direitos territoriais e diplomáticos. Com este fato, muitos patriotas e mestres em artes marciais se retiraram para o exterior, em busca de exílio político. Em 1919 morre o Rei Ko Jong, líder coreano, (razão de sua morte desconhecida pôr todos). A isso o povo coreano rebelou-se, e num total de 33 representantes assinam um documento o qual declarava a independência da Coréia. A este ato dos coreanos, os japoneses responderam com muita violência.

Muitos manifestantes foram presos e torturados, mas os coreanos não esmoreceram e criaram em Xangai (China) um governo provisório, para que seu povo não ficasse sem rumo, tendo assim, diretrizes a seguir e lutar pela sua independência. O movimento de independência jamais cessou, até a total derrota dos japoneses na guerra do pacífico em 1945. Após este fato os japoneses se retiraram da Coréia e todos os patriotas e mestres que estavam no exílio puderam retomar ao seu país. A partir desta época, uns grupos de mestres interessados nas antigas formas de luta (Taekyon e Sôo Bahk), começaram a trabalhar no sentido d revitalizar a arte Marcial Coreana.

TRAJETÓRIA DO TAEKWONDO MODERNO

Em 30 de novembro de 1972 o governo Sul-Coreano cria a KUK KI WON e em 28.05.1973; e criada a WTF (The World Taekwondo Federation – A Federação Mundial do TAEKWONDO), tendo como presidente o Dr. Un Yong Kirn que também era à época, presidente da Associação de TAEKWONDO da Coréia. O Dr. Un Yong Kirn foi um dos mais importantes dirigentes do COI (Comitê Olímpico Intencional), além de ser um Grão Mestre do TAEKWONDO, possuindo a graduação de 10º Dan. A WTF (Federação Mundial de Taekwondo) foi criada com a intenção de dirigir o TAEKWONDO no mundo inteiro e incumbiu-se, também, de unificar as técnicas de todos os estilos desta modalidade praticada na Coréia e no mundo, a fim de tomar a prática do TAEKWONDO unificada em todos os países. Assim as técnicas praticadas passaram a ser chamadas de maneira também única.

Um dos motivos desta unificação foi porque em 1988 o TAEKWONDO passou a ser esporte olímpico (modalidade esportiva disputada em olimpíadas internacionais), e dessa maneira, o esporte teria de ser praticado sem variações em suas regras por todo o mundo. Atualmente o TAEKWONDO é praticado em mais de 190 países. Em 1968 chegou como imigrante ao Brasil, o Mestre Jung Do Lim, a convite de um tio que morava em São Paulo. Logo foi influenciado por um amigo, para ir para a Bahia, mais precisamente para a cidade de Cruz das Almas, onde passou a lecionar o TAEKWONDO para os alunos da Faculdade de Agronomia, este pioneirismo deu início à difusão do TAEKWONDO no Brasil.

Em 1970, chega ao Brasil a mando do General Choi Hong Hi o Mestre Sang Min Cho, sediando-se em São Paulo. Este por motivos político é reconhecido como o pioneiro do TAEKWONDO no Brasil. Em 31 de agosto de 1971, chega ao Brasil, a convite do Mestre Jung Do Lim, o GRÃO MESTRE JUNG ROUL KIM, lecionando durante um ano na cidade de Salvador-BA e posteriormente transferindo-se para a cidade de Aracajú – SE, onde permaneceu até 1973, deixando um faixa preta (Renato Garcia – 1º Dan) no Estado de Sergipe para dar continuidade aos seus ensinamentos. Em meados do ano de 1973 o Grão-Mestre instalou-se definitivamente na cidade do Rio de Janeiro.

O Grão-Mestre Jung Roul Kim é formado em engenharia eletrônica pôr uma das mais conceituadas Universidades coreanas (Yonset University). Também possuidor de grande conhecimento dentro da acupuntura, e é formado pela escola (Estilo) Moo Duk Kwan de TAEKWONDO, sendo atualmente 9º DAN e um dos mais notáveis mestres desta arte marcial, possuidor de uma técnica inigualável e também um importante dirigente do TAEKWONDO no Brasil. Tendo em 27.09.1982, criado a Federação do TAEKWONDO do Estado do Rio de Janeiro, uma das primeiras entidades de TAEKWONDO no país. Graças também ao seu trabalho, que foi criada em 21.02.1987, a Associação Brasileira de TAEKWONDO (ABT), que está atualmente homologada como Confederação Brasileira de TAEKWONDO (CBTKD). O Grão-Mestre Jung Roul Kim, supervisiona ainda hoje, muitos professores e instrutores formados pôr ele que estão espalhados pelo país, como em Sergipe, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraíba e, principalmente, no Rio de Janeiro e Grande Rio. Sua sede é uma academia no Rio de Janeiro da qual vai toda a orientação técnica para as demais filiadas. Uma de suas principais filosofias é “Todas aquelas pessoas que praticam o TAEKWONDO antes mesmo de adquirirem técnica, elas terão de ter boa conduta, para que quando tiverem técnica elas façam bom uso dela, construindo assim uma sociedade cada vez melhor para si e seus semelhantes”.

 

ESPÍRITO DO TAEKWONDO

  • CORTESIA
  • INTEGRIDADE, LEALDADE E FIDELIDADE
  • PERSEVERANÇA
  • AUTOCONFIANÇA E DOMÍNIO SOBRE SI MESMO
  • ESPÍRITO INDOMÁVEL

 

JURAMENTO DO TAEKWONDO

  • OBSERVAR AS REGRAS DO TAEKWONDO
  • RESPEITAR O INSTRUTOR
  • NUNCA FAZER MAU USO
  • CONSTRUIR UM MUNDO MAIS PACÍFICO
  • SER CAMPEÃO DA LIBERDADE E DA JUSTIÇA

 

-Mestre Paulo César Santos Silva 7º Dan